A atividade física é fundamental para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças. A prática regular de esportes e exercícios físicos contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, porque ajuda a aumentar o número de linfócitos, um dos diversos tipos de células de defesa do organismo. Conhecidos por glóbulos brancos, eles destroem as células defeituosas, como as células tumorais ou infectadas por vírus.
Embora o estímulo à prática de atividades físicas seja importante, os pais não devem impor sua preferência esportiva aos filhos. O ideal é incentivar as crianças a experimentar diferentes modalidades para descobrirem o que mais gostam de fazer! Atividades agradáveis e seguras como caminhar, andar de bicicleta, nadar, jogos e brincadeiras coletivas, são boas opções que contribuem para melhorar o aspecto físico, emocional e social da criança.
E não se esqueça de passar o protetor solar antes que a criança comece a brincar ao ar livre. A aplicação deve ser renovada a cada duas horas.
Confira agora as atividades recomendadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) de acordo com a faixa etária:
Até os 2 anos - os bebês devem ser incentivados a serem ativos, mesmo que por curtos períodos, várias vezes ao dia. Os que ainda não começaram a engatinhar devem ser encorajados a alcançar, segurar, puxar e empurrar objetos, mover a cabeça, o corpo e os membros todos os dias. Quando começam a engatinhar, eles precisam ser estimulados a se movimentar em ambientes seguros, sob supervisão de um adulto. Crianças que andam sozinhas devem acumular pelo menos 180 minutos de atividade física durante o dia. Essa atividade inclui ficar de pé, mover-se, rolar, brincar, saltar, pular e correr.
Nesta faixa-etária, recomenda-se que o bebê não seja exposto à televisão, tablet, celular e quaisquer outros jogos eletrônicos.
Dos 3 aos 5 anos – as crianças devem praticar, no mínimo, 180 minutos de atividade física por dia. Algumas boas opções para esta faixa-etária são andar de bicicleta, atividades com bola e de recreação. A partir dos três anos de idade, a criança pode ser incentivada à prática de atividades físicas estruturadas como natação, danças, lutas, esportes coletivos, entre outras.
A partir dos três anos, os comportamentos sedentários devem ser evitados. A SBP recomenda que o tempo em frente às telas seja limitado a duas horas por dia.
A partir dos 6 anos – recomenda-se, pelo menos, 60 minutos diários de atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa, tais como pedalar, nadar, brincar no playground, correr, saltar e outras atividades que tenham, no mínimo, a intensidade de uma caminhada. As crianças também podem ser estimuladas a praticar atividades não estruturadas que incluam saltos e brincadeiras de empurrar e puxar.
Assim como para crianças de 3 a 5 anos de idade, os comportamentos sedentários devem ser evitados. A SBP recomenda que o tempo em frente às telas seja limitado a duas horas por dia. A exceção é quando a criança precisa utilizar o computador para a realização de tarefas escolares.
Fontes:
-SBP - Promoção da Atividade Física na Infância e Adolescência. Disponível em:
https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/19890d-MO-Promo_AtivFisica_na_Inf_e_Adoles.pdf Acesso em outubro de 2021.
-Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Dicas de Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/38exercicios.html Acesso em outubro de 2021.


