Enable JavaScript to visit this website.

Social Search

Custom Search 1

Visitando um recém-nascido: regrinhas básicas

Visitando um recém-nascido: regrinhas básicas

Compartilhar com a família a emoção do nascimento de uma criança é sempre um momento especial.  Mas parentes e...

Visitando um recém-nascido: regrinhas básicas

Compartilhar com a família a emoção do nascimento de uma criança é sempre um momento especial.  Mas parentes e amigos devem tomar alguns cuidados na hora de visitar o recém-nascido, porque a fragilidade de seu organismo pode deixar o bebê exposto a infecções.

Por isso, os visitantes devem estar atentos a alguns cuidados para preservar a saúde do pequeno. Confira aqui algumas regrinhas básicas para fazer desta visita tão esperada uma experiência inesquecível:

Seja breve
O nascimento de uma criança exige um período de adaptação da família. Neste caso o ideal é telefonar antes de aparecer para não criar uma situação desagradável. Também não fique muito tempo para não atrapalhar a rotina familiar. 

Se estiver doente, cancele a visita
Por mais que anseie conhecer o bebê, não faça uma visita se estiver doente, até mesmo um leve resfriado. Mesmo que mantenha distância do recém-nascido, você pode transmitir a enfermidade ao falar, espirrar e tossir. Portanto é melhor esperar se recuperar.

Não use perfume ou fume
Evite expor o recém-nascido a odores desnecessários. Além de ter o olfato sensível, o bebê pode ter uma alergia, que você não sabe. Também não fume antes ou durante a visita.

Pegar no colo, só com autorização
Consulte os pais antes de pegar a criança no colo. Se eles permitirem, passe álcool em gel ou lave as mãos com água e sabão antes de segurar o bebê. Relógios e pulseiras podem machucar o recém-nascido. As roupas vindas da rua também podem conter poeira ou sujeira, evite que o bebê tenha contato direto com elas, procure utilizar um protetor.

Nada de beijos
Embora expresse ternura, o beijo pode ser uma forma de contágio de doenças como gripe e resfriados, já que os micro-organismos se escondem nas gotículas de saliva. Por isso, evite beijar o recém-nascido no rosto. Também não dê beijos nas mãozinhas, porque o bebê pode colocá-las na boca.

Sem flash
Não tire fotografias com flash para não expor a criança a luzes fortes. Só publique as imagens nas redes sociais com a autorização dos pais.

Amamentação
Mãe e bebê devem ser deixados sozinhos na hora da mamada para evitar constrangimentos.